“Vossa Mãe está em vós, e vós nela. Ela vos ilumina e ela vos dá vida. Foi ela quem deu vosso corpo, e a ela devolvereis algum dia.

Felizes sereis quando chegardes a conhecê-la, assim como a seu reino; se receberdes os anjos de vossa Mãe e cumprirdes suas leis. Em verdade vos digo que quem fizer isso nunca conhecerá a enfermidade. Pois o poder de nossa Mãe está acima de tudo. E destrói a Satã e seu reino, e tem governo sobre todos os vossos corpos e todas as coisas vivas.”

“O sangue que corre em vós nasceu do sangue de nossa Mãe Terrestre. Seu sangue cai das nuvens, brota no seio da terra, murmura nos regatos das montanhas, flui espaçosamente nos rios das planícies, dorme nos lagos e se enfurece nos mares tempestuosos.”

“O ar que respiramos nasceu do alento de nossa Mãe Terrestre. Sua respiração é azulceleste nas alturas dos céus, silva nos cumes das montanhas, sussurra entre as pétalas do bosque, ondeia sobre os trigais, dormita nos vales profundos e abrasa no deserto.”

“A dureza de nossos ossos nasceu dos ossos de nossa Mãe Terrestre, das rochas e das
pedras. Erguem-se desnudas aos céus no alto das montanhas, são como gigantes que
jazem adormecidos nos pés das montanhas, como ídolos levantados no deserto, e estão
ocultos nas profundidades da terra.”

“A delicadeza de nossa carne nasceu da carne de nossa Mãe Terrestre; carne que madura amarela e vermelha nos frutos das árvores, e nos alimenta nos sulcos dos campos.”

“Nossos intestinos nasceram dos intestinos de nossa Mãe Terrestre, e estão ocultos a nossos olhos como as profundidades invisíveis da terra.”
“A luz de nossos olhos e o ouvir de nossos ouvidos nascem ambos das cores e dos sons de nossa Mãe, que nos envolve como as ondas do mar à praia, como o ar amontoado envolve a ave.”

Em verdade vos digo que o Homem é Filho da Mãe Terrestre, e dela recebeu o Filho do Homem em todo seu corpo, do mesmo modo que o corpo recém-nascido nasce do seio de vossa mãe. Em verdade vos digo que sois unos com a Mãe Terrestre; ela está em vós e vós, nela.

Dela nascestes, nela viveis e a Ela de novo retornareis. Guardai portanto Seus mandamentos, pois ninguém pode viver muito nem ser feliz senão aquele que honra sua Mãe Terrestre e cumpre Suas leis. Pois vossa respiração é a Sua respiração, vosso sangue, Seu sangue, vossos ossos, Seus ossos, vossa carne, Sua carne; vossos intestinos, Seus intestinos, vossos olhos e vossos ouvidos, Seus olhos e Seus ouvidos.”

O EVANGELHO ESSÊNIO DA PAZ
Edmond Bordeaux Szekely